Sou professor da UEM e quero orientar um aluno no PIBITI. O que devo saber?
1. Qual a diferença entre PIBITI e PIBIC?
A dinâmica e procedimentos do PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação) são exatamente iguais aos do PIBIC. A diferença está no conteúdo do projeto de pesquisa. Enquanto no PIBIC se busca gerar conhecimento novo a partir de descobertas, no PIBITI se utiliza desse conhecimento prévio de pesquisa para desenvolver (criar, inventar) um produto, processo ou serviço novo (ou melhorado) para o mercado.
O PIBITI tem por objetivo estimular os alunos do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação. Portanto, o conteúdo do PIBITI deverá envolver atividade de desenvolvimento voltada à produção de um novo produto, ao aprimoramento de um produto que já é comercializado, como também, à criação ou aprimoramento de um processo produtivo, como por exemplo, a realização de um mesmo processo utilizando-se de menos recursos, permitindo assim ganhos de eficiência em processos.
2. Qualquer professor pode ser orientador PIBITI? Quais são os requisitos?
Não, o professor deverá ser docente efetivo da UEM, possuir titulação de doutor e regime de trabalho não inferior a 40 horas. Além disso, deverá participar de projeto de pesquisa ou de extensão tecnológica institucional, possuir Currículo Lattes atualizado junto ao CNPq, não estar enquadrado no Plano Anual de Capacitação Docente (PACD), excetuando-se o caso de pesquisador afastado para pós-doutorado, licença sabática ou licença capacitação e estar nem inadimplente ou impedido de participar dos Programas Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Iniciação Científica, Pesquisa Docente e Pós-Graduação.
3. Possuo todos os requisitos, porém estou aposentado. Posso ser orientador PIBITI?
Sim, desde que seja apresentado na submissão do projeto Termo de Adesão ao Serviço Voluntário contemplando o período de vigência do Programa.
4. Sou professor visitante na UEM, posso ser orientador PIBITI?
Sim, desde que comprove permanência na Instituição durante o período de vigência do Programa.
5. No edital é exigido que seja anexado no SGP os documentos de comprovação da produção científica e tecnológica do orientador, porém não há um campo específico para isso. Onde devo anexar?
Antes de submeter o formulário do projeto no SGP, os documentos referentes à comprovação da produção científica e tecnológica do orientador deverão ser inseridos no formulário. Após a realização dessa etapa, o orientador anexará o projeto no sistema, no momento em que for solicitado.
6. O que é o SGP?
SGP é a abreviatura de “Sistema de Gestão de Projetos”. É o sistema onde todos os projetos institucionais da UEM estão cadastrados, sejam eles PIBITI, PIBIC, PIC ou projeto de pesquisa institucional. O mesmo pode ser acessado no link http://www.sgp.uem.br:8080/sgpex/
7. Devo anexar meu Currículo Lattes, bem como os documentos referentes a toda a minha produção científica e tecnológica?
Não, somente dos últimos 5 (cinco) anos.
8. Qualquer aluno pode ser indicado no PIBITI?
Poderá participar do PIBITI o aluno da UEM que estiver regulamente matriculado e cursando a graduação, desde que seja selecionado e indicado pelo orientador.
Além disso, para participar do PIBITI o acadêmico deverá possuir Currículo Lattes atualizado junto ao CNPq e não poderá possuir grau de parentesco até o terceiro grau com o orientador, estar inadimplente ou impedido de participar do PIBITI ou do PIBIC, ou possuir mais do que 3 (três) reprovações no ano letivo anterior.
9. Posso orientar um aluno para o qual nunca ministrei aulas ou de outro curso?
Sim, desde que ele cumpra com os requisitos mínimos exigidos para o bolsista.
10. O aluno pode ter alguma disciplina sendo cursada em regime de dependência?
É possível sim que alunos com dependência participem do PIBITI, desde que não exceda 3 (três) reprovações no ano letivo anterior, porém ressaltamos a importância do aluno ter boas notas e cumprir com suas atividades acadêmicas para ter um bom resultado na pesquisa. Cabe a você, orientador, a escolha do aluno.
11. Quem é o responsável pela submissão do projeto? O aluno ou o professor?
O professor é quem deve realizar a inscrição e a submissão do projeto pelo SGP.
12. Como faço para submeter meu projeto no processo de seleção do PIBITI?
No período estipulado em Edital, você deverá acessar o site do SGP e realizar os procedimentos solicitados. Recomendamos a leitura prévia do Edital e do Regulamento antes de iniciar o processo de submissão.
13. Preciso indicar o aluno no momento da submissão do projeto?
Sim.
14. O aluno que já foi inscrito no processo de seleção do PIBIC pode ser inscrito no processo de seleção do PIBITI no mesmo ano?
Não é possível inscrever o mesmo aluno em mais de um processo de seleção no mesmo ano. O próprio sistema bloqueia a segunda inscrição.
15. O aluno que já possui bolsa PIBIC ou PIBITI pode concorrer a bolsas no edital do PIBITI do ano seguinte? Por exemplo, o aluno é bolsista no ciclo 2023/2024 e deseja participar do processo de seleção do ciclo 2024/2025, é possível?
Sim.
16. Para auxiliar no desenvolvimento do projeto, posso incluir um coorientador?
Sim, porém o coorientador deverá atender aos requisitos previstos no regulamento e sua inclusão poderá ser realizada até os seis primeiros meses de desenvolvimento do projeto.
17. Professor que já possui bolsa PIBIC poderá concorrer a novas bolsas no PIBITI?
Sim. São cotas independentes.
18. Tenho limite de quantidade de projetos que posso submeter no PIBITI?
Sim, o regulamento estipula somente duas submissões por processo de seleção.
19. Caso eu submeta dois projetos no processo de seleção, como devo informar qual deles terá a preferência para o recebimento da bolsa?
Ao submeter os projetos no SGP o professor deve indicar no respectivo campo aquele que terá a preferência para o recebimento da bolsa. Ressaltamos que mesmo que você submeta apenas um projeto, deve indicar que este é o que terá preferência para receber a bolsa.
20. Quantas bolsas têm para cada curso?
O PIBITI da UEM não tem números de bolsas estipuladas por curso ou área.
21. Qual a diferença entre as bolsas fornecidas pelo CNPq, Fundação Araucária e da UEM?
As bolsas do PIBITI são concedidas anualmente pelo CNPq e pela Fundação Araucária (FA) para algumas Instituições do País e do Paraná, no caso da FA. Em contrapartida, a UEM oferece um número de bolsas, provenientes de recursos internos. Assim, temos três fontes pagadoras do mesmo programa: bolsistas CNPq, UEM e Fundação Araucária. Não há nenhuma distinção entre os bolsistas, independente da fonte pagadora.
22. Posso vincular o projeto PIBITI a um projeto de Mestrado ou Doutorado?
Sim. O projeto de Mestrado ou Doutorado, desde que aprovado pelos respectivos programas de pós-graduação, é considerado perante o PIBITI da UEM equivalente a projeto de pesquisa ou de extensão tecnológica institucional, porém nesse caso, você deve, antes de anexar o formulário do projeto no SGP, inserir documento que comprove o desenvolvimento do projeto de Mestrado ou Doutorado, juntamente com os documentos referentes à comprovação da produção científica e tecnológica do orientador. Recomendamos que ele seja o primeiro dos documentos.
23. Indiquei um aluno no processo de seleção, mas o mesmo desistiu de participar da pesquisa antes de seu início. Como faço para substituir esse aluno?
O orientador deverá enviar um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. informando a necessidade de substituição e em seguida acessar o SGP e solicitar a troca do aluno, anexando o formulário de substituição disponível no site do NIT/UEM. Ressaltamos a obrigatoriedade de o novo aluno atender às exigências do regulamento.
24. Onde acompanho as normas que regem o PIBITI?
As normas se encontram em dois documentos complementares: o Regulamento e o Edital do Processo de Seleção. Ambos podem ser acessados na página do Núcleo de Inovação Tecnológica da UEM (http://www.nit.uem.br/index.php/pibiti), nos seus respectivos links, localizadas ao lado esquerdo da página.
Confira o resultado final e a lista de suplentes do Conectinova powered by InovAtiva!
Conectinova powered by InovAtiva: resultado preliminar foi divulgado dia 02 de outubro.
Bolsistas do PIBITI Apresentam na 14ª Edição do EAITI
NIT/UEM participa do lançamento da segunda edição do EmpreendAgro
NIT/UEM abre inscrições para a Jornada de Propriedade Intelectual de 2024
NIT/UEM e Cocamar Firmam Parceria para Gerar Soluções Inovadoras em 2024
Programa de aceleração apoia negócios inovadores em Maringá e região
NIT/UEM e Conectinova Destacam Inovação no Paraná Faz Ciência 2024